O TEMPLO DE DEUS E A RIQUEZA DO REI SALOMÃO


  • Deus não quer que Davi construa o seu Templo
  • Salomão pede sabedoria a Deus
  • Salomão constrói o Templo de Deus
  • A visita da rainha de Sabá
  • As idolatrias do rei Salomão, a ira de Deus e suas consequências
  • O jovem rico



Ora Davi teve conselho com os tribunos, centuriões e com todos os príncipes,
e disse Davi a toda a congregação de Israel: "Se bom vos parece e se vem isso do Senhor, Nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmãos em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas com eles nas cidades e nos seus arrabaldes, para que se ajuntem conosco;
e reconduzamos para nós a Arca do Nosso Deus, já que nós não o buscamos no tempo de Saul."
Então, disse toda a congregação que assim se fizesse; porque esse negócio pareceu reto aos olhos de todo o povo.
Davi convocou todo o Israel, desde o Sior no Egito até a entrada de Emat, a fim de trazer de Cariatiarim a Arca de Deus.

(1Crônicas 13v1-5)


Fez também Davi casa para si na cidade de Davi, e preparou um lugar para a Arca de Deus e armou-lhe uma tenda.

(1Crônicas 15v1)


DEUS NÃO QUER QUE DAVI CONSTRUA O SEU TEMPLO



Ora, tendo o rei Davi acabado de instalar-se em sua residência, e tendo-lhe o Senhor dado paz, livrando-o de todos os inimigos que o cercavam,
disse ao profeta Natã: "Vê: eu moro num palácio de cedro, e a Arca de Deus está alojada numa tenda!"
E disse Natã ao rei: "Vai e faze tudo quanto está no teu coração, porque o Senhor é contigo."
Porém sucedeu, naquela mesma noite, que a Palavra do Senhor veio a Natã, dizendo:
"Vai, e dize ao meu servo Davi: eis o que diz o Senhor: Porventura serás tu que me edificarás uma casa para eu habitar?
Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas andei em tenda e em tabernáculo.
E em todo esse tempo que andei no meio dos israelitas, falei eu porventura a algum dos chefes de Israel que encarreguei de apascentar o meu povo: por que não me edificas uma casa de cedro?
Dirás, pois ao meu servo Davi: eis o que diz o Senhor dos Exércitos: eu tirei-te das pastagens onde guardavas tuas ovelhas para fazer de ti o chefe de meu povo de Israel.
E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí teus inimigos diante de ti, e fiz para ti um grande nome, como o nome dos grandes que há na Terra.
Designei um lugar para meu povo de Israel: para que habite no seu lugar; e assim não precisará mais andar errante. Os perversos não continuarão a oprimi-lo como antes,
desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo de Israel. A ti, porém te dei descanso de todos os teus inimigos; também o Senhor te faz saber que o Senhor te fará casa.
Quando chegar o fim de teus dias e repousares com teus pais, então suscitarei depois de ti a tua posteridade, aquele que sairá de tuas entranhas, e firmarei o seu reino.
Ele me construirá um Templo, e firmarei para sempre o seu trono real.
Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens e com açoites de filhos de homens.
Mas a minha benignidade se não apartará dele, como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti.
Tua casa e teu reino estão estabelecidos para sempre diante de mim, e o teu trono está firme para sempre."
Conforme todas estas Palavras e conforme toda esta visão, assim falou Natã a Davi.

(2Samuel 7v1-17)


Convocou, pois, Davi em Jerusalém todos os príncipes de Israel, os chefes das tribos, os comandantes das divisões que serviam ao rei, também os tribunos, centuriões, os administradores da fazenda e possessões do rei, seus filhos com os eunucos e os mais poderosos e valorosos do exército.
O rei Davi, de pé, disse-lhe: "Escutai-me, meus irmãos e meu povo. Tinha eu a intenção de construir uma residência para a Arca da Aliança do Senhor e o escabelo dos pés de Nosso Deus.
Porém Deus me disse: "Não edificarás casa ao Meu Nome, porque és um homem de guerra e derramaste muito sangue.
Todavia o Senhor Deus de Israel escolheu-me dentre a casa de meu pai, para me fazer rei de Israel para sempre. Escolheu com efeito, Judá como príncipe; e de Judá escolheu a casa de meu pai, e entre os filhos de meu pai, dignou-se escolher-me a mim, para me constituir rei sobre todo o Israel.
Dentre todos os meus filhos - pois o Senhor me deu muitos - ele escolheu meu filho Salomão, para fazê-lo assentar sobre o trono do reinado do Senhor em Israel.
E disse-me: Teu filho Salomão edificará a minha casa e os meus átrios, porque eu escolhi para meu filho e eu serei seu pai.
Firmarei para sempre seu reino, se ele continuar a cumprir, como hoje, Meus Mandamentos e minhas ordens.
Agora, pois, perante os olhos de todo o Israel, a congregação do Senhor, e perante os ouvidos do Nosso Deus, guardai e buscai todos os Mandamentos do Senhor, Vosso Deus, para que possuais esta boa terra e a façais herdar a vossos filhos depois de vós, para sempre.
Tu meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, serve-o com um coração perfeito e uma plena vontade, porque o Senhor sonda todos os corações e penetra todos os pensamentos do espírito. Se tu o buscares, achá-lo-ás; mas, se o deixares, ele te rejeitará para sempre.
Olha, pois, agora, porque o Senhor te escolheu para edificares uma casa para o santuário; esforça-te e faze a obra."
Davi deu a Salomão, seu filho, o desenho do pórtico e do Templo, das suas oficinas, das suas salas, dos seus aposentos interiores, da casa da propiciação,
também o de todos os átrios que ele tinha delineado, o dos quartos que devia haver em roda para os tesouros da casa do Senhor, para os depósitos das coisas consagradas,
e a distribuição dos sacerdotes...

(1Crônicas 28v1-13a)


O rei disse a toda a assembléia: "Deus escolheu um só, o meu filho Salomão, que é jovem e tenro; a empresa é grande, porque não se prepara a morada para um homem, mas para Deus.
Empenhei todos os meus esforços em preparar para a casa de meu Deus ouro para os objetos de ouro, prata para os objetos de prata, bronze para os objetos de bronze, ferro para os objetos de ferro, madeira para os objetos de madeira, pedras de ônix, pedras de engaste, pedras preciosas de diversas cores, todas as espécies preciosas e mármore em grande quantidade."

(1Crônicas 29v1-2)


Os chefes das famílias, os chefes das tribos de Israel, os chefes de milhares e de centenas, assim como os intendentes do rei, fizeram donativos voluntários.

(1Crônicas 29v6)


E o povo se alegrou do que deram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao Senhor; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria.

(1Crônicas 29v9)


Ora, aproximando-se o dia da morte de Davi, deu ele estas instruções a Salomão, seu filho, dizendo:
"Eis que vou para o lugar onde vão parar todos os mortais; sê forte e porta-te como homem.
Guarda os preceitos do Senhor, teu Deus; anda em seus caminhos, observa seus Leis, seus Mandamentos, seus preceitos e seus ensinamentos, tais como estão escritos na Lei de Moisés. Desse modo serás bem-sucedido em tudo o que fizeres e em tudo o que empreenderes,
para que o Senhor confirme a Palavra que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel."

(1Reis 2v1-4)


Davi adormeceu com seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi.

(1Reis 2v10)


SALOMÃO PEDE SABEDORIA A DEUS



Salomão filho de Davi, foi, pois, confirmado no seu reino. O Senhor seu Deus era com ele e o exaltou em alto grau.
Salomão convocou todo o Israel, os tribunos, centuriões, capitães, os juízes de todo o Israel e os chefes das famílias,
e foi com toda esta multidão ao alto de Gabaão, onde estava o tabernáculo da Aliança de Deus, que Moisés servo de Deus, tinha feito no deserto.
Ora, quanto a Arca de Deus, Davi tinha-a trazido de Cariatiarim para o lugar que lhe tinha preparado, e onde lhe tinha erigido um tabernáculo, isto é, para Jerusalém.
O altar de bronze, que tinha feito Beseleel, filho de Uri, filho de Hur, estava lá (em Gabaão) diante do tabernáculo do Senhor, Salomão e toda a multidão foi em busca dele.
Subiu, pois, Salomão ao altar de bronze, que estava diante do tabernáculo da Aliança do Senhor, e imolou sobre ele mil vítimas.

(2Crônicas 1v1-6)


Ora Salomão amava o Senhor, conduzindo-se segundo os preceitos de Davi, seu pai, somente sacrificava e queimava incenso nos lugares altos.
Foi Salomão, pois, a Gabaão, para lá sacrificar, porque este era o mais considerável entre todos os lugares altos; e ofereceu mil hóstias em holocausto sobre aquele altar. Em Gabaão
apareceu o Senhor a Salomão, em sonhos, de noite, dizendo: "Pede-me o que quiseres que eu te dê."
Salomão disse: "Tu usaste de grande misericórdia com meu pai Davi, teu servo, segundo a verdade e justiça com que ele andou na tua presença, e segundo a retidão de coração para contigo; tu conservaste a tua grande misericórdia, e lhe deste um filho que se sentasse sobre o seu trono, como hoje se verifica.
Agora ó Senhor Deus, tu me fizeste reinar a mim, teu servo, em lugar de Davi, meu pai; mas eu não passo de um adolescente, e não sei conduzir.
E o teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, que nem se pode contar nem numerar, pela sua multidão.
Dai, pois, ao vosso servo um coração sábio, capaz de julgar o vosso povo e discernir entre o bem e o mal; pois sem isso, quem poderia julgar o vosso povo, um povo tão numeroso?"
Agradou o Senhor esta oração por ter Salomão pedido tal coisa.

(1Reis 3v3-10)


Disse Deus a Salomão: "Já que este é o desejo de teu coração, e que não me pedes nem riquezas, nem tesouros, nem glória, nem a vida de teus inimigos, nem uma longa vida, mas me pedes sabedoria e inteligência a fim de bem governar o povo do qual eu fiz rei,
pois bem, a sabedoria e a inteligência ser-te-ão concedidas, mas também riquezas, tesouros e glórias mais do que jamais possuirão os reis, teus predecessores, e que jamais possuirão teus sucessores.

(2Crônicas 1v11-12)


Deus deu a Salomão a sabedoria, uma inteligência penetrante e um espírito de uma visão tão vasta como as areias que estão á beira do mar.
A sabedoria de Salomão excedia a sabedoria de todos os orientais e egípcios.
E era ele mais sábio do que todos os homens...

(1Reis 4v29-31a)


Salomão dominava sobre todos os reinos, desde o Eufrates até a terra dos filisteus, e até a fronteira do Egito. Esses reinos pagavam tributo e ficaram-lhe sujeitos durante todo o tempo de sua vida.

(1Reis 4v21)


SALOMÃO CONSTRÓI O TEMPLO DE DEUS



No ano quatrocentos e oitenta depois da saída dos filhos de Israel do Egito, Salomão, no quarto ano do seu reinado, no mês de Ziv, que é o segundo mês, empreendeu a construção do Templo do Senhor.

(1Reis 6v1)


Começou pois, Salomão a edificar o Templo do Senhor em Jerusalém...

(2Crônicas 3v1a)


A Palavra do Senhor foi então dirigida a Salomão nestes termos:
"Esta casa que tu edificas... se obedeceres às Minhas Leis, praticares os Meus Mandamentos e observares todos os meus preceitos, seguindo-os cuidadosamente, eu cumprirei em ti as promessas que fiz ao teu pai Davi.
E habitarei no meio dos filhos de Israel, e não desampararei o meu povo de Israel."
Salomão, pois, edificou a casa e acabou-a.

(1Reis 6v11-14)

No mês de Ziv do quarto ano de reinado, foram lançados os fundamentos do Templo do Senhor,
e no ano undécimo do mês de Bul, que é o oitavo mês, foi o Templo acabado em todas as suas partes e em todos os seus pormenores. O Templo foi construído em sete anos.

(1Reis 6v37-38)


De todos os povos vinham pessoas ouvir a sabedoria de Salomão, da parte de todos os reis da Terra que tinham ouvido falar de sua sabedoria.

(1Reis 4v34)


A VISITA DA RAINHA DE SABÁ



E, ouvindo a rainha de Sabá a fama de Salomão, acerca do Nome do Senhor, veio prová-lo por enigmas.
E veio a Jerusalém com mui grande exército, com camelos carregados de especiarias, e muitíssimo ouro, e pedras preciosas; e veio a Salomão e disse-lhe tudo quanto tinha no seu coração.
Salomão instruiu-a em todas as coisas que ela lhe tinha proposto; não houve nenhuma que o rei ignorasse e sobre a qual lhe não respondesse.
Vendo, pois, a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara,
os manjares de sua mesa, os apartamentos de seus servos, as habitações e uniformes de seus oficiais, os copeiros do rei holocaustos que ele oferecia no Templo do Senhor, ficou estupefata.
E disse ao rei: "Foi verdade a palavra que ouvi na minha terra, das tuas coisas e da tua sabedoria.
Eu não quis acreditar no que me diziam, antes de vir aqui e ver com os meus próprios olhos. Mas eis que não contavam nem a metade: a tua sabedoria e a tua opulência são muito maiores do que a fama que havia chegado até mim.
Bem aventurados os teus homens, bem aventurados estes teus servos que estão sempre diante de ti, que ouve a tua sabedoria!
Bendito seja o Senhor, teu Deus, que teve agrado em ti, para te pôr no trono de Israel; porque o Senhor ama a Israel para sempre; por isso, te estabeleceu rei, para fazeres juízo e justiça."

(1Reis 10v1-9)


O rei Salomão excedeu, pois, todos os reis do mundo em riquezas e sabedoria.
Todos buscavam a presença de Salomão para ouvir a sabedoria que o Senhor lhe tinha dado.

(1Reis 10v23-24)


Salomão aliou-se por casamento, ao faraó, rei do Egito, tomando sua filha por mulher...

(1Reis 3v1a)


AS IDOLATRIAS DO REI SALOMÃO, A IRA DE DEUS E SUAS CONSEQUÊNCIAS



Ora o rei Salomão, além da filha do faraó, amou apaixonadamente muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, iduméias, sidônias, cetéias,
das nações; das quais o Senhor tinha dito aos filhos de Israel: Não tomeis as suas mulheres nem ele as vossas; porque elas certissimamente vos perverterão os vossos corações, para seguirdes os seus ídolos. A estas, pois, se uniu Salomão com um amor ardentíssimo.
Teve setecentas mulheres, que eram como rainhas, e trezentas mulheres secundárias; e as mulheres perverteram-lhe o coração.
Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai.
Salomão prestava culto a Astarte, deusa dos sidônios, e a Moloc, o abominável ídolo dos amonitas.
Assim fez Salomão o que era mau aos olhos do Senhor e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai.
Naquele tempo Salomão edificou um templo a Camos, ídolo dos moabitas, no monte que está fronteiro a Jerusalém, e a Moloc, ídolo dos filhos de Amom.
E o mesmo fez para todas as suas mulheres estrangeiras, que queimavam incenso e sacrificavam aos seus deuses.

O Senhor, pois, irou-se contra Salomão, por se ter o seu espírito apartado do Senhor, Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes.
E lhe tinha proibido expressamente que se unisse a deuses estranhos. Mas não seguira as ordens do Senhor.
O Senhor disse-lhe então: “Já que procedeste assim, e não guardaste a Minha Aliança, nem as Leis que te prescrevi, certamente, rasgarei de ti este reino e o darei a teu servo.
Contudo não o farei em teus dias por atenção a Davi, teu pai; dividi-lo-ei (quando estiver) entre as mãos do teu filho.
Não lhe tirarei o reino todo, mas deixarei ao teu filho uma tribo, por amor de meu servo Davi, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi.”

(1Reis 11v1-13)


E o Verbo se fez carne e habitou entre nós...

(João 1v14a)


O JOVEM RICO



Aproximou-se dele um jovem e disse-lhe: "Mestre, que hei de fazer de bom para alcançar a vida eterna?"
E ele disse-lhe: "Por que me chamas bom? Não há bom, senão um só que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os Mandamentos."
Disse-lhe ele: "Quais?" E Jesus disse: "Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo."
Disse-lhe o jovem: "Tenho observado tudo isto desde a minha infância. Que me falta ainda?"
Disse-lhe Jesus: "Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me."
Ouvindo estas palavras, o jovem foi embora muito triste, porque possuía muitos bens.
Jesus disse então a seus discípulos: "Em verdade eu vos digo que um rico dificilmente entrará no Reino dos Céus.
E outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus."

Os seus discípulos, ouvindo isso, admiraram-se muito, dizendo: "Quem poderá, pois, salvar-se?"
Fixando neles o olhar, Jesus disse-lhes: "Aos homens é impossível, mas a Deus tudo é possível."
Então, Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: "Eis que nós deixamos tudo e te seguimos; que receberemos?"
E Jesus disse-lhes: "Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do Meu Nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna.
Muitos primeiros virão a ser os últimos e muitos últimos virão a ser os primeiros."

(Mateus 19v16-30)


... e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.

(Apocalipse 19v13b)


A rainha do sul se levantará no dia do Juízo com esta geração e a condenará, porque veio dos confins da Terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Eis que está aqui quem é mais do que Salomão.
Quando o espírito imundo sai de um homem, anda por lugares desertos, buscando repouso, e não o encontra.
Então diz: Voltarei para a minha casa, donde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada.
Vai então e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele, e entrando se estabelecem aí. E o último estado desse homem torna-se pior do que o primeiro. Assim acontecerá com esta geração péssima.

(Mateus 12v42-45) Jesus



A Estátua de Ouro >>
Menu
Menu Principal

^